Prodígio de 15 anos vai disputar o ATP 500 de Roterdão

Por José Morgado - Fevereiro 8, 2024

Chama-se Thijs Boogaard, é neerlandês, tem 15 anos e é uma das maiores promessas do ténis mundial. O campeão do Mundo de sub-14 em 2023 (título confirmado ao vencer o famoso Le Petit As) e mais jovem jogador da história do ténis a vencer torneios de sub-18 masculinos também durante o ano passado vai tornar-se durante o fim-de-semana no primeiro tenista nascido em 2008 a competir num torneio ATP, depois de ter recebido um wild card para a fase de qualificação do ATP 500 de Roterdão, que arranca no sábado nos Países Baixos.

Boogaard ocupa o 57º lugar no ranking júnior. Recentemente, atingiu a segunda ronda no Open da Austrália deste escalão. Já nos séniores, o jovem que tem ligações à Academia de Patrick Mouratoglou está na 1681.ª posição do ranking mundial, tendo apenas 1 ponto ATP conquistado num dos poucos ITFs que disputou…

Em 2023, Boogard também marcou presença neste torneio, mas na altura como parceiro de treinos de alguns jogadores profissionais, entre eles Holger Rune, na altura treinado por Mouratoglou, que trabalha regularmente com o neerlandês. Para além destas ligações à Academia do famoso técnico francês, Boogaard já tem desde há muito contrato com a agência norte-americana IMG e ainda com a gigante Nike, que cedo lhe reconheceu talento e potencial.

Richard Krajicek, o diretor da prova, deu ainda os outros dois convites para o qualifying a jogadores locais: Gijs Brouwer, quarto-finalista da prova no ano passado, e Guy Den Ouden. Para o quadro principal, Gael Monfils (ex-campeão da prova), Jesper de Jong e o jovem croata Dino Prizmic foram os contemplados com o convite.

LISTA DA FASE DE QUALIFICAÇÃO

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com