Presidente da WADA explica o porquê de perseguir um castigo para Sinner

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 17, 2024
Foto: EPA

Jannik Sinner continua à espera de ser ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (CAS) em relação ao recurso que a Agência Mundial de Antidoping (WADA) interpôs, isto depois de ser considerado inocente no seu caso de doping. Ora, Olivier Niggli, presidente da WADA, veio a público explicar o porquê de a entidade perseguir um castigo que responsabilize o italiano.

“A decisão oficial considerou que Sinner não teve nenhum tipo de culpa. A nossa postura é de que existe uma certa responsabilidade do desportista em relação à sua equipa. Este vai ser o aspeto legal que se vai debater. Nós não questionamos o facto de o positivo poder ter sido devido a uma contaminação, mas acreditamos que a aplicação das leis não se correspondente com este caso jurídico”, afirmou o dirigente, em entrevista à AFP.

Leia também:

 

No entanto, Niggli diz que é preciso… proteger os jogadores. “Pessoalmente, acredito que proteger a reputação de um desportista devia ser a nossa primeira prioridade. Vivemos num mundo em que as rede sociais são o que são e, com elas, a reputação de alguém pode desvanecer num período muito curto de tempo”, confessou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt