Presidente da USTA critica Carlos Ramos e tenta ensinar-lhe como arbitrar um encontro

Por José Morgado - Setembro 10, 2018

Katrina Adams, a presidente da Federação norte-americana de ténis, uma das mais relevantes da modalidade, colocou-se ao lado da argumentação de Serena Williams na sequência da polémica da final do US Open, que envolveu a norte-americana e o árbitro português Carlos Ramos.

Em declarações à ESPN, Adams começou por explicar a razão pela qual Carlos Ramos dirigiu a final feminina. “Avaliámos os árbitros ao longo do torneio e foi atribuída a final feminina porque ele tinha tido um bom desempenho. É sempre assim, a avaliação é feita ao longo do torneio.”

Adams não ficou contente com a ‘falta de consistência’ da arbitragem da final feminina. “Tem de haver consistência, porque vemos os homens fazer isto a toda a hora e não são penalizados. Talvez a Serena tenha ido um pouco longe demais. Mas dar-lhe um jogo de penalidade por lhe chamar ladrão? Eles já foram chamados de muito pior”.

De forma algo surreal, Katrina Adams, uma antiga jogadora que só ganhou títulos WTA em pares, tenta explicar aos espectadores da ESPN como se deve arbitrar um encontro. “Ele devia ter tido bom senso e avisá-la. ‘Serena, se continuares assim, vou ter de agir’. Mas não o fez. Há muitas coisas que terão de ser conversadas nas próximas semanas”.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt