Nuno Borges leva presidente da Federação às lágrimas: «É uma grande emoção»

Por José Morgado - Janeiro 20, 2024
borges-ausopenn

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, reagiu com muita emoção à qualificação de Nuno Borges para os oitavos-de-final do Australian Open, depois de derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov na terceira ronda.

“É uma vitória histórica. O Nuno vai entrar no top 50 e será o segundo jogador português a consegui-lo. Primeira vez nos oitavos-de-final do Australian Open e fundamental para elevar o ténis português”, confessou o dirigente à rádio ‘Observador’, sem se querer comprometer muito sobre se algum dia o maiato poderá superar os feitos de João Sousa. “Nunca sabemos o futuro. Se há 15 dias atrás pensássemos que o Nuno podia ir aos oitavos-de-final, diríamos que era possível mas muito difícil. Tudo é possível.”

Agora vem aí Medvedev, número três do Mundo e duas vezes finalista da prova. “O Nuno está preparado para qualquer jogador ao mais alto nível. Dimitrov também vinha de uma grande fase e o Nuno venceu. É difícil, mas é possível. Há dias e dias e o Nuno tem capacidade.”

Vasco Costa assume que viveu o triunfo de Borges com muita emoção. “Estava a ver o encontro, a acompanhar e tiver oportunidade de falar com o Nuno poucos minutos depois. É uma grande emoção para mim, para ele e para os pais também.”

HISTÓRICO. Borges bate Dimitrov de forma categórica e estreia-se em ‘oitavos’ de Grand Slam

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt