HISTÓRICO. Borges bate Dimitrov de forma categórica e estreia-se em ‘oitavos’ de Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 20, 2024
borges-ausopen

Nuno Borges, número um português e (ainda, porque vai subir muito!) 69.º colocado do ranking mundial, escreveu este sábado uma das páginas mais importantes da história do ténis nacional, ao tornar-se no primeiro tenista português a qualificar-se para os oitavos-de-final de singulares do Australian Open, em Melbourne. É a primeira vez que o maiato de 26 anos chega aos 16 melhores de um Major, tornando-se no segundo tenista português a lograr tal feito, depois de João Sousa no US Open 2018 e em Wimbledon 2019.

Borges alcançou tudo isto com a ajuda da melhor vitória da sua carreira, derrotando o búlgaro Grigor Dimitrov, número 13 do Mundo, a jogar algum do melhor ténis da sua vida e invicto — até hoje — em 2024, por 6-7(3), 6-4, 6-2 e 7-6(6) –, com uma exibição que roçou a perfeição. Depois de três sets a roçar a perfeição e sem nunca ter sido quebrado, o português virou de 1-4 abaixo no quarto set para se impor num tie-break dramático, onde ainda teve de salvar um set point.

Em busca dos primeiros quartos-de-final da história do ténis português em torneios de Grand Slam, vem aí um desafio ainda mais difícil: Daniil Medvedev, número três mundial. Para já, o maiato tem garantida a estreia no top 50 ATP, tornando-se no segundo tenista português da história a alcançá-lo, depois de João Sousa, que chegou a ser número 28 do Mundo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt