Portugal vai receber o primeiro torneio ITF feminino pós-pandemia: arranca daqui a 10 dias

Por José Morgado - Agosto 7, 2020
francisca-jorge
FOTO FPT

O circuito WTA voltou esta semana, com o International de Palermo, o ATP regressa somente com Cincinnati, a partir de 20 de agosto, mas os torneios ITF arrancam no dia 17 deste mês, com poucos torneios para já confirmados. No setor masculino, por exemplo, há apenas dois que não foram cancelados — na Bielorrússia e Áustria — e entre as senhoras… só um: em Portugal.

O CETO, em Oeiras, recebe a partir de dia 17 o primeiro torneio internacional feminino de escalão ITF (15 mil dólares), que pelo facto de ser o único tem naturalmente um elenco muito bom para a categoria da prova, com nove tenistas do top 300 WTA inscritas, incluindo as top 200 Maiar Abdelaziz e Cristina Bucsa ou a ex-líder mundial de juniores Clara Tauson.

Entre as portuguesas, há quatro inscritas, mas todas relegadas para o qualifying: Francisca Jorge, Inês Murta, Maria Inês Fonte e Sara Lança aguardam convites para o quadro principal ou terão de jogar a fase preliminar.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt