This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal recebe Mundiais de veteranos Jamor com Gil, Machado e muitas estrelas internacionais
Três anos depois, o melhor do ténis mundial de veteranos regressa a solo português, com a Federação Portuguesa de Ténis e a Federação Internacional de Ténis a organizarem, entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e Individual (ITF World Team & Individual Championships) em Oeiras, Lisboa e Cascais.
Se em 2019 organizou o Campeonato do Mundo de Veteranos dos escalões de +50, +55 e +60, em 2022 a Federação Portuguesa de Ténis voltou a receber a confiança da Federação Internacional de Ténis, desta vez para acolher as competições nos escalões de +30, +35, +40 e +45, que trarão aos concelhos de Oeiras, Lisboa e Cascais centenas de jogadores e, entre eles, vários nomes consagrados da modalidade.
Entre a comitiva portuguesa, destacam-se os ex-profissionais Rui Machado (ex-59.º ATP), Frederico Gil (finalista do Estoril Open em 2010, ex-número 62 do ranking ATP e vice-campeão mundial de veteranos em 2021), Neuza Silva (ex-133.ª do ranking WTA), Frederica Piedade (ex-142.ª WTA) e Sofia Prazeres (ex-152.ª WTA).
A primeira semana de competição está reservada ao Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, que acontece entre os dias 31 de julho e 5 de agosto em três clubes: Complexo de Ténis do Jamor (o “palco principal), em Oeiras, Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, e Clube de Ténis do Estoril, em Cascais.
O torneio por equipas distribui-se pelos escalões de +35, +40 e +45 e contará com aproximadamente 450 jogadores de 119 seleções, em representação de 32 países.
Portugal estará representado nos três escalões com equipas femininas e masculinas, que ao longo da primeira semana entrarão em ação nos vários palcos.
Seleção feminina +35: Neuza Silva (capitã), Frederica Piedade, Rita Freitas e Patrícia Couto
Seleção masculina +35: Rui Machado (capitão), Frederico Gil, Gonçalo Nicau e José Ricardo Nunes
Seleção feminina +40: Inês Moura (capitã), Isaura Faria, Bárbara Lopes e Isabel Ferro
Seleção masculina +40: Mauri Brito Gomez (capitão), Matthieu Garcia, João Marques, João Silv
Seleção feminina +45: Dominika Gorecka (capitã), Sofia Prazeres, Magda Leal e Sandra Valente
Seleção masculina +45: Luís Sousa Pinto (capitão), David Coelho, António Moura e Lourenço Lima
Na segunda semana de competição (6 a 13 de agosto), o Campeonato do Mundo de Veteranos Individual será disputado por cerca de 400 jogadores nos escalões de +30, +35, +40 e +45, mas a lista final de participantes só será conhecida no dia 2 de agosto.
“Estou muito contente pela confiança que a Federação Internacional de Ténis depositou em nós para voltarmos a organizar o Campeonato do Mundo de Veteranos e também pelo facto de termos conseguido reunir ex-profissionais que ao longo da primeira semana vão representar a seleção portuguesa”, afirmou Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, no lançamento do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e Individual
- Categorias:
- Portugal