Portugal derrota o Burundi e entra a vencer na Billie Jean King Cup

Por José Morgado - Julho 6, 2022
francisca-jorge

A seleção portuguesa da Billie Jean King Cup iniciou esta quarta-feira a sua caminhada no Grupo 3 (o último) da Zona Europa/África da competição — de onde procura sair rapidamente — com uma vitória na primeira jornada da Pool B, diante do Burundi, ao triunfar nos dois encontros de singulares sem sequer necessitar do resultado do par.

Em Skopje, na Macedónia, onde se está a disputar este grupo, Matilde Jorge (674.ª WTA) foi a primeira portuguesa a entrar em court, ao derrotar Laura Syori, sem ranking, por 6-0 e 6-2, em apenas 51 minutos, ao passo que Francisca Jorge, número um nacional e 377.ª (vai aproximar-se do top 300 na próxima atualização) bateu a mais cotada rival Sada Nahimana (296.ª), por 7-5, 0-6 e 6-4, numa batalha de 2h24 em que foi necessário lutar bastante.

Portugal volta ao court na quinta-feira para defrontar a seleção de Malta, com o objetivo de garantir uma vaga nas meias-finais deste Grupo 3. Apenas a seleção vencedora do Grupo sobe de divisão…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt