Portugal-Croácia, 0-3: derrota no par adia todas as contas para a última jornada
Já com a derrota confirmada diante da Croácia no embate da Pool D do Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, Portugal entrou em ação para um muito importante encontro de pares, onde deixar a questão da permanência basicamente sentenciada. No entanto, a equipa das quinas não conseguiu triunfar e viu o 0-3 ficar fechado a favor das croatas, adiando todas as contas para a última jornada.
Angelina Voloshchuk e Inês Murta voltaram a merecer a confiança de Neuza Silva, mas desta feita perderam com Tara Wurth e Iva Primorac, com os parciais 6-3 e 6-1. Assim, Portugal entra na última jornada da competição, onde encara a Áustria, no segundo lugar com um ponto e 3-3 nos encontros. A Croácia lidera com dois pontos e 5-1, enquanto a Letónia segue na terceira posição com um ponto e 3-3, com a Áustria em último com 0 pontos e 1-5.
Leia também:
- — Gasquet despede-se (pela última vez) de Monte-Carlo em duelo fantástico; Fils e Musetti avançam
- — Rafael Nadal vai ser pai pela segunda vez
Pois bem, a Portugal basta vencer um único encontro para assegurar desde logo a permanência, sendo que até uma derrota por 3-0 pode ser suficiente. Nesse caso, será preciso que a Letónia também perca por 3-0 e que a equipa das quinas fique à frente no desempate por sets para escapar ao último lugar.
No entanto, a Seleção Nacional pode olhar de forma realista para a luta pela subida, ou seja, um dos dois primeiros lugares. Se a Croácia bater a Letónia, Portugal só não pode perder por 0-3, sendo que o 1-2 será suficiente caso as letãs percam por 0-3 ou caso fique 1-2 e percam o desempate. Tudo para confirmar ao longo desta quinta-feira.
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO D
1 – Croácia – 2 pontos – 5/1
2 – Portugal – 1 ponto – 3/3
3 – Letónia – 1 ponto- 3/3
4 – Áustria – 0 pontos – 1/5