Porto Open. 15 portugueses resistem ao primeiro dia de qualificação

Por José Morgado - Julho 22, 2018

A 19.ª edição do Porto Open arrancou este sábado e dividiu-se entre os courts do Clube de Ténis do Porto e do Complexo de Ténis do Monte Aventino para a realização das primeiras rondas das fases de qualificação feminina e masculina.

Na fase de qualificação feminina, destaque para os triunfos das portuguesas Daniella Silva, Barbara Balancho e Joana Baptista, com a primeira a derrotar a representante do Canadá, Stefany Frias da Silva, por 6-1 e 6-3, a lisboeta a superar a alemã Chiara Gallichia, por um duplo 6-3, enquanto Joana Baptista foi mais forte que a também portuguesa, Luisa Pelayo, por 6-1 e 6-4.

No qualifying masculino, o brasileiro Eduardo Ribeiro protagonizou a grande surpresa do dia ao eliminar o espanhol Rafael-Mazon Hernandez, primeiro cabeça-de-série, em dois sets, por 6-3 e 7-5. Em grande estiveram igualmente os lusos Henrique Osório, Tiago Torres, Afonso Portugal, Bernardo Teixieira, Sebastião Vilas, Miguel Semedo, Fábio Coelho, Henrique Petiz e José Perez, todos eles apurados para a segunda ronda. Aliás, dos 23 portugueses em prova, 12 seguem em frente e continuam a acreditar na possibilidade de acesso ao quadro principal.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com