Por que razão é Federer um jogador com pelo na venta?
Qualificou-se para as meias-finais sem perder qualquer encontro ou set, e até dominou por completo um tal de Novak Djokovic, que, por sinal, chegou a Londres sem conhecer a derrota desde o US Open e com mais sete mil pontos no ranking do que o segundo classificado. Roger Federer é, claramente, um jogador com pelo na venta e quem disser o contrário, das duas, uma: ou está em negação ou anda distraído.
Porque, na verdade, a barba que o suíço de 34 anos tem orgulhosamente ostentado na O2 Arena não tem sido menos do que a grande protagonista do ATP World Tour Finals. Os fãs falam disso, os seus rivais não conseguem tirar os olhos dela e os jornalistas, essa classe altamente atenta aos grandes temas do ténis mundial, transformaram-na no assunto do momento.
Depois de cinco dias na capital inglesa, as perguntas sobre o aglomerado de pêlo facial não dão sinais de amainar. E as respostas também não. Haja criatividade.
Jornalista: Porquê essa barba?
Roger Federer: A água aqui, em Londres, é muito especial. Barbeei-me de manhã e à tarde tenho esta barba, é estranho.
Jornalista: Se continuares a ganhar, vais manter a barba?
Roger Federer: Não sei ainda.
Jornalista: O que é que te fará decidir? A Mirka terá uma palavra a dizer?
Roger Federer: Se me der muita comichão, eu tiro-a. Se as minhas filhas não a suportarem, eu tiro-a. Se me olhar ao espelho e não gostar, tiro-a. Talvez eu venha a ser o Pai Natal e queira mantê-la.
Jornalista: A Mirka gosta?
Roger Federer: Sim, ela lida bem com isso. Bem, sim, acho que sim. Às vezes, eu tomo as minhas próprias decisões [risos]. Não sei como é com a tua mulher, mas eu tenho permissão para isso.