Piatti: «É impossível que Sinner não ganhe um Grand Slam se trabalhar bem»

Por José Morgado - Janeiro 4, 2020
sinner-atp

Riccardo Piatti, experiente treinador italiano que agora dirige a carreira de Jannik Sinner e Maria Sharapova, acredita quase cegamente que o jovem transalpino de 18 anos será campeão de Grand Slam até ao final da sua carreira. Pelo menos, se continuar a trabalhar como até aqui…

“É preciso ter calma porque ele ainda não ganhou nada. Treinei o Ivan Ljubicic e o Milos Raonic quando tinha sensivelmente a idade do Jannik e estes já estavam acima dele no ranking. O que me parece é que com talento que ele tem, é impossível que não ganhe um Grand Slam se continuar a trabalhar corretamente. Sei que é perigoso dizer uma coisa destas, mas prefiro que fique escrito porque é aquilo que penso”, confessou numa longa entrevista ao ‘Corriere dello Sport’.

Piatti contou ainda aquilo que mais trabalhou com Sinner na pré-temporada. “Treinámos muito a direita, pois muitas vezes ele deixa a bola entrar demasiado no corpo. E também o serviço, pois atualmente sem serviço não vais a lado nenhum no ténis atual. Fizemos muito físico e treinámos com muitos tenistas diferentes, mas todos eles mais bem classificados do que o Jannik no ranking ATP. Penso que ele está pronto para 2020”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt