Pedro Araújo salva três match points e regressa aos quartos-de-final em Loulé

Por José Morgado - Março 21, 2024

Pedro Araújo, de 21 anos, está a viver uma semana importante no Loulé Open, o último dos seis torneios ITF M25 que se disputam nesta altura do ano em solo algarvio, e esta quinta-feira qualificou-se para os quartos-de-final de uma competição internacional pela segunda vez em 2024, depois de ter sido semifinalista em Vila Real de Santo António, logo na primeira semana.

O jovem lisboeta, treinado por Frederico Marques desde o início deste ano, deu boa sequência à sua grande vitória diante de Jaime Faria — que vinha numa série de 20 encontros seguidos a ganhar — e superou o espanhol Alberto Barroso Campos, 386.º ATP, num duelo absolutamente épico, por 1-6, 7-6(3) e 7-6(10), em 3 horas e 8 minutos. Araújo, que complicou o segundo set — chegou a liderar por 5-1 –, virou de 2-4 na terceira partida, salvando depois três match points já no tie-break…

Nos quartos-de-final, o atual 777.º ATP (mas antigo top 550) vai defrontar o qualifier espanhol Rafael Izquierdo Luque, número 1078 da hierarquia mundial. Araújo procura repetir a presença nas meias-finais alcançada em 2021 (na altura as primeiras da sua carreira profissional).

A programação desta quinta-feira contava com um encontro entre dois tenistas portugueses, mas Pedro Araújo acabou por ser o único a celebrar a passagem aos quartos de final.

Isto porque a chuva regressou e interrompeu o braço de ferro entre Duarte Vale (25 anos e 581.º classificado no ranking) e Frederico Silva (29 anos e no 354.º posto) quando o mais novo liderava por 4-6, 6-3 e 6-6 com 3-1 no tie-break decisivo a que chegou depois de anular três match points no último jogo de serviço.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt