Pedro Araújo alcança uma das melhores vitórias da carreira em Oeiras e garante top 400

Por José Morgado - Janeiro 21, 2025
Pedro_ARAUJO_00019
FOTO: Beatriz Ruivo

Pedro Araújo, de 22 anos, viveu esta terça-feira mais um momento importante no processo de crescimento sustentado que tem sido o último ano da sua carreira, ao apurar-se para a segunda ronda do Indoor Oeiras Open 3, no Jamor. É a segunda semana seguida em que o lisboeta passa uma ronda na série de Challengers que estão a ser jogados nos courts cobertos do Estádio Nacional e a sexta vez na carreira em que vence um encontro em quadros principais de torneios Challenger.

O jogador treinado por Frederico Marques, que ainda ocupa esta semana o 419.º posto do ranking mundial mas que tem garantida a entrada no top 400 na próxima semana, derrotou na primeira ronda da prova o britânico Jan Choinski, número 180 do Mundo, por 7-6(7) e 6-4, numa intensa batalha de 1h50 onde ainda teve de salvar três set points no tie-break do primeiro set — onde até primeiramente liderou por 5-2.

Araújo vai tornar-se na próxima segunda-feira no 20.º tenista português da história a entrar no top 400 ATP. Há um ano, quando disputou estes mesmos torneios, estava fora dos 850 primeiros. Na segunda ronda, segue-se o vencedor do encontro entre o neerlandês Jesper De Jong e o canadiano Liam Draxl.

A jornada de terça-feira em Oeiras teve ainda duas derrotas portuguesas. No quadro principal, Frederico Silva (307.º) caiu diante do canadiano Alexis Galarneau (198.º) por 6-3, 2-6 e 7-5, numa batalha de 2h30, ao passo que Tiago Pereira (514.º) falhou o quadro principal após perder na ronda de acesso frente ao cazaque Denis Yevseyev (249.º), por 2-6, 6-4 e 6-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com