Pat Cash duvida de Djokovic: «Não o vejo a vencer Alcaraz e Sinner em rondas consecutivas»

Por Nuno Chaves - Janeiro 12, 2026
Alcaraz-Djokovic

Uma das grandes questões para esta edição do Australian Open é perceber em que condições estará Novak Djokovic, principalmente depois de ter desistido do ATP 250 de Adelaide, por ainda não estar preparado fisicamente para competir.

Ora, Pat Cash, em entrevista ao Tennis 365, mostrou-se com dúvidas sobre se o sérvio estará pronto para jogar duas semanas à melhor de cinco sets e acredita que só poderá ter uma possibilidade de conquistar o tão desejado 25.º Grand Slam caso Carlos Alcaraz ou Jannik Sinner sejam eliminados.

CENÁRIO DIFÍCIL PARA DJOKOVIC

Precisa que dois deles caiam, essa é a realidade. Tenho imensa curiosidade em ver como se vai sair. No final da carreira, é fundamental encontrar o equilíbrio perfeito: treinar com intensidade suficiente para aguentar dois, até três jogos de cinco sets, mas sem forçar em demasia. Treinar o suficiente para resistir, treinar com intensidade suficiente para não se lesionar. É preciso poupar energia suficiente para não ficar esgotado e, ao mesmo tempo, não treinar em excesso para não se lesionar antes de jogar. Quando se é mais novo, pode-se continuar a esforçar e mesmo ficando cansado, se jogares um encontro de cinco sets, sabes que recuperas rapidamente. À medida que a carreira avança, isso simplesmente desaparece, essa é a realidade. O facto de Novak ainda conseguir competir a este nível é absolutamente fenomenal.

O QUE PODE FAZER CONTRA ALCARAZ E SINNER

Ele está sempre a encontrar soluções para os problemas, por isso será muito interessante ver como se vai sair no Open da Austrália. Terá jogado encontros suficientes? Terá treinado o suficiente? Estará a poupar o físico apenas para os jogos? E, se for esse o caso, resultará? Não o vejo a vencer Alcaraz e Sinner em jogos consecutivos de cinco sets e esse é o seu problema. Pode voltar a chegar às meias-finais, mas depois é provável que enfrente uma dificuldade que já lhe é bem familiar.

IRÁ DJOKOVIC ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO?

Os médicos diziam: ‘Não sabemos realmente o que um jogador de 39 anos consegue fazer durante duas semanas a jogar encontros de ténis de quatro ou cinco horas com calor. Simplesmente não sabemos’. Como alguém interessado neste tema — o fitness e o envelhecimento do corpo —, fascina-me ver como ele se comporta nestes jogos tão longos. Os últimos dois anos mostraram que ele não consegue manter o ritmo e isso é completamente natural, mas vamos ver se Novak encontra uma solução.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.