Para decorar! Bernet é suíço, tem percurso ‘igual’ de Federer e já faz história em Challengers

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 24, 2024

O legado que Roger Federer no ténis suíço dificilmente podia ser mais difícil de carregar. Os helvéticos desesperam por encontrar o sucessor de King Roger e há uma jovem promessa que parece com vontade de, pelo menos, entrar nessa discussão.

Chama-se Henry Bernet, tem apenas 17 anos e as semelhanças com o percurso de Federer são notáveis. Com a esquerda a uma mão e um estilo de ténis ao estilo do seu ídolo, Bernet também pertence ao clube Old Boys, onde Federer foi ‘criado’, e é igualmente natural de Basileia, sendo que agora conseguiu um resultado marcante para fazer história.

Em Zug, apurou-se para os quartos-de-final e tornou-se no primeiro tenista nascido em 2007 a atingir esta fase de um torneio Challenger, ao bater Juan Pablo Varillas (165.º), por 7-5 e 6-3. O número 1745 do ranking ATP é também o mais jovem suíço a fazer algo deste género desde… Federer, sendo que agora espera por Mika Brunold ou Marc-Andrea Huesler. Importa dizer que é o atual número 25 do ranking mundial de juniores e desde já deixa água na boca.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt