Ostapenko perde set após liderar por 5-0 e acaba a desistir; Vondrousova ganha grande encontro

Por José Morgado - Janeiro 13, 2026
Ostapenko

Sortes diferentes para as duas campeãs de Grand Slam que entraram em ação na primeira metade da jornada de terça-feira do WTA 500 de Adelaide. Jelena Ostapenko, vencedora de Roland Garros em 2017, acabou por desistir depois de perder um set de forma inacreditável, ao passo que Marketa Vondrousova, vencedora de Wimbledon em 2023, fez uma das suas melhores exibições dos últimos tempos para avançar…

Ostapenko liderou por 5-0 e 5-1 40-15 antes de perder diante da jovem Tereza Valentova por 7-5, 3-2 e desistência, ao passo que Vondrousova disparou mais de 40 winners no triunfo em três partidas diante da mais cotada Liudmila Samsonova, por 6-1, 4-6 e 6-2.

Na segunda ronda, Valentova vai defrontar a norte-americana Madison Keys, segunda cabeça-de-série e campeã em título da prova, ao passo que Vondrousova tem encontro marcado com a australiana Kim Birrell, uma das muitas tenistas da casa apuradas para os oitavos-de-final (Tomljanovic, Joint e Kasatkina também lá estão).

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com