Osaka regressa a Roland Garros com vitória e espera… por Swiatek

Por José Morgado - Maio 26, 2024
osaka-rg-r1

PARIS. FRANÇA. Naomi Osaka, ex-líder mundial, teve este domingo a honra de abrir o court Philippe Chatrier na edição de 2024 de Roland Garros, naquele que foi o seu regresso ao maior torneio de terra batida do Mundo dois anos depois e pela primeira vez desde que foi mãe. E… venceu!

A japonesa de 26 anos, que fez uma época de terra batida interessante, com uma presença nos oitavos-de-final do WTA 1000 de Roma, há duas semanas, teve de sofrer bastante para derrotar a italiana Lucia Bronzetti, número 48 do Mundo, por 6-1, 4-6 e 7-5, em mais de duas horas de uma duelo cujo terceiro set… foi caótico. Osaka começou por liderar por 4-0 e ponto para 5-0, permitiu a ‘virada’ da italiana até ao 4-5, mas encontrou maneira de vencer os últimos três jogos e o encontro.

 

Na segunda ronda, pode vir aí espetáculo! É que Osaka, atual 134.ª WTA, vai defrontar a vencedora do encontro entre a número um do Mundo Iga Swiatek, que tal como ela tem quatro títulos de Grand Slam (mas três aqui em Paris), e qualifier local Leolia Jeanjean.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com