Osaka e Nishikori confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris’2024

Por José Morgado - Junho 14, 2024
osaka-nishikori

Ex-número 1 do mundo e vencedora de quatro títulos de Grand Slam, Naomi Osaka, e o antigo top 5 mundial Kei Nishikori, os dois melhores jogadores de ténis do Japão, irão disputar o torneio olímpico de ténis , que acontecerá de 27 de julho a 4 de agosto nos courts de terra batida de Roland Garros. A federação japonesa confirmou a convocatória de ambos esta quinta-feira.

Apesar de atualmente ocupar apenas a 125.ª posição no ranking, Osaka usará o seu ranking protegido (por ter estado grávida) para competir em Paris, onde fez um grande encontro recentemente em Roland Garros, deixando escapar mesmo um match point contra a polaca Iga Swiatek na segunda rodada. Osaka não apenas esteve bem perto de eliminar a número 1 do mundo, que depois conquistou o título, como foi a única a dar trabalho a  Swiatek e ‘roubar’ um set à polaca, que perdeu 17 jogos no duelo com a japonesa e 20 em todos os restantes seis encontros juntos.

Principal estrela do ténis japonês, acendeu a chama olímpica na edição passada dos Jogos, em Tóquio. Em court, perdeu nos oitavos-de-final diante da checa Marketa Vondrousova, futura medalhada de prata.

Através das redes sociais, além de confirmar a participação de Osaka, a Federação Japonesa de Ténis (JTA) também assegurou Kei Nishikori nos Jogos Olímpicos, também utilizando o ranking protegido. O tenista de 34 anos foi medalhado de bronze nos Jogos do Rio’2016.

O Japão tentará ainda levar Moyuka Uchijima em singulares femininos, Ena Shibahara e Shuko Aoyama em pares femininos e Taro Daniel em singulares masculinos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt