Os videojogos de ténis mais marcantes ao longo das últimas décadas

Por Inês Mata - 22 Janeiro, 2019
jogos-digitais-ténis-bola-amarela

Viagem no tempo: A evolução desde 1958 até aos dias de hoje

 

Resultado de imagem para loading game gif

 

Quem diria que o primeiro videojogo de ténis a ser criado foi projetado num computador analógico, ou que existem várias versões do Super Mario adaptadas a esta modalidade. Durante as últimas décadas, foram desenvolvidas muitas versões para consolas diferentes, em cenários distintos e com personagens animadas ou baseadas em tenistas reais, como Andre Agassi. Partindo desta premissa, fizemos um apanhado de alguns jogos eletrónicos e da evolução dos mesmos até aos dias de hoje.

 

 

1958 – Tennis For Two – Computador Analógico

 

Resultado de imagem para tennis for two gif

 

Corria o ano de 1958, quando o físico William Higinbotham projetou um jogo em quase três semanas, exibindo-o num osciloscópio. Os dois jogadores usavam controladores de alumínio e a ideia do jogo era simples: num court de ténis criado através de um sistema de grafismo vetorial, o objetivo de cada jogador era passar a bola sobre a rede. O jogador, manipulando um botão rotativo, tinha de posicionar as raquetes de forma a atingir a bola com sucesso. Tennis for Two não obteve muito sucesso e, nas décadas seguintes, acabou por ser esquecido. Ainda assim, este acabou por ser considerado o primeiro jogo com modo “multiplayer”.

 

 

1972 – Pong – Atari

 

Resultado de imagem para pong gif

 

Apesar de minimalista e limitado, algo imposto pela máquina em que era jogado, O primeiro jogo da Atari tornou-se num dos clássicos do género de Arcade mais nostálgicos de sempre. Desenvolvido por Allan Alcorn e desenhado, inicialmente, como um jogo para exercícios de treino, Pong teve tanto sucesso que a Atari decidiu comercializá-lo, posteriormente. A sua apresentação minimalista, simples, intuitiva e a jogabilidade em 2D, com uma tela a preto e branco, com um separador a meio a representar uma rede, fizeram deste Arcade um dos maiores sucessos da década de 70. O alcance do jogo fez com que o mesmo tivesse sido um dos responsáveis pela massificação da cultura de jogos do género. Pong permitiu, igualmente, desenvolver uma jogabilidade inteiramente viciante e competitiva através da otimização do sistema multijogador.

 

1981 – Tennis – Atari 2600

 

Resultado de imagem para tennis atari 2600

 

O jogo de 1981 da Activision marcou o ponto de viragem para os jogos que surgiram depois. Tennis foi dos primeiros jogos de ténis a ser comercializado para a Atari 2600, uma das primeiras consolas de jogos existentes. Esta foi a primeira consola a utilizar a tecnologia de cartuchos, permitindo novos grafismos e o recurso a mais elementos visuais e cores distintas. O jogo disponibilizava partidas em modo single e multiplayer e o utilizador podia escolher entre dois tipos de velocidade distintos.

O visual evoluiu bastante comparativamente ao Pong, e não falamos só dos aspetos visuais. O court “inverteu”, passando a ser reproduzido na vertical, e dava uma noção de profundidade de campo, assemelhando-se a um “falso 3D”. Quanto à jogabilidade, esta era simples e intuitiva, digna do selo de Arcade.

 

 

1987 – Racket Attack  – Nintendo

 

 

Resultado de imagem para racket attack nintendo gifResultado de imagem para racket attack nintendo gifResultado de imagem para racket attack nintendo gif

 

Em 1987, a Nintendo Entertainment System criou um novo jogo de ténis com a finalidade de se aproximar mais dos torneios profissionais. Houve uma evolução a nível das texturas, um maior trabalho gráfico e uma aposta notória no desenvolvimento dos aspetos visuais e nos detalhes da animação. O jogador tinha a possibilidade de visualizar a plateia e o juiz de linha, características que possibilitavam uma maior imersão no jogo, aproximando-se, cada vez mais, de uma simulação do ténis como o conhecemos.

O jogador tinha ainda a possibilidade de alterar o piso do court para relva, terra batida ou piso rápido. Também era possível usufruir de um nível de dificuldade crescente à medida que o campeonato fosse avançando. Cada personagem tinha diferentes características, pontos fracos e fortes, existindo seis movimentos de ténis possíveis, como o volleye o slice. Por último, era também possível que os jogadores contestassem a decisão tomada pelo juiz de linha.

 

 

 

1989 – Top Players Tennis – Nintendo

 

Resultado de imagem para top players tennis nintendo

 

Top Players Tennis surgiu primeiramente no Japão, em 1989. O desenvolvimento do jogo ficou a cargo da Home Data. A capa trouxe mais dinamismo ao jogo, pois disponibilizava uma imagem com os jogadores Ivan Lendl e Chris Evert.

O utilizador tinha a oportunidade de competir nos quatro Grand Slams: Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Para tal acontecer, o jogador tinha de ser apurado no Open de Asmik. Top Players Tennis contava já com um modo multiplayer disponível até quatro jogadores, algo possível através da ligação ao acessório NES Satelite.

 

 

 

1992 – Andre Agassi Tennis – Nintendo, Game Gear, Mega Drive, Master System

 

 

Resultado de imagem para andre agassi tennis game

 

Tal como o nome indica, o jogo de 1992 era protagonizado por Andre Agassi, antigo tenista e estrela mundial. Tanto a Game Gear, como a Master System e Nintendo tinham uma versão deste jogo. Para a Mega Drive, o Andre Agassi Tennis foi desenvolvido com o grafismo de 16 bits. Estavam disponíveis os modos de exibição, carreira ou treino.

A diferença deste jogo para os anteriores encontrava-se na oportunidade de viver a experiência tal como Agassi viveu nos seus tempos como atleta. Os amantes desta modalidade podiam viajar pelo mundo, disputar grandes torneios e ainda podiam gerir o seu orçamento. Havia, inclusivamente, a oportunidade de jogarem contra o próprio Andre Agassi. Por esta altura, também surgiu um jogo de Peter Sampras e a rivalidade passou do court para as prateleiras das lojas.

 

Desde 1999 – Virtua Tennis – Sega Saturn, PlayStation 2, NAOMI, Dreamcast, GameBoy Advance e Xbox

 

 

Resultado de imagem para virtua tennis 1999

 

Criado em 1999 para Arcade, o Virtua Tennis pretendia que o utilizador, não só jogasse em vários campeonatos, como experienciasse também o poder do realismo do motor 3D, tornando a experiência cada vez mais semelhante à realidade. Começou na Sega Saturn e evoluiu para as outras plataformas de seguida. Virtua Tennis nunca pretendeu ser um jogo de “simulação pura” e misturava elementos de Arcade na sua jogabilidade criando momentos de pura magia e pontos de outro mundo. Depois da primeira edição, este jogo foi lançado para várias plataformas: NAOMI, Dreamcast, Playstation 2, Game Boy Advance e Xbox.

Para além da primeira edição de 1999, e das várias sequelas, Virtua Tennis contou também com uma versão World Tour.

 

 

2004 – Mario Power Tennis – Nintendo

 

 

Resultado de imagem para mario power tennis gif

 

A Camelot Software Planning desenvolveu Mario Power Tennis para a Nintendo, na sequência da primeira versão: Mario Tennis. Os usuários tinham diferentes poderes, que podiam ser desempenhados de variadas formas, uma fórmula que já tinha feito um sucesso incrível no jogo Mario Kart.

Mario, Luigi, Yoshi, Wario e Princess Daisy eram algumas das personagens disponíveis.

 

2009 – EA Sports Grand Slam Tennis – Wii

 

 

Resultado de imagem para 2009 ea sports grand slam tennis

 

Tal como o nome indica, este jogo foi lançado pela EA Sports para a Wii. O palco principal era Wimbledon e o Wii Motion Plus permitia melhorar e desenvolver os movimentos, assim como facilitava a colocação da bola.

O comando em forma de raquete e as possibilidades que a Wii permitia criar com o seu sistema de comando analógico, faziam com que o jogador desempenhasse os mesmos movimentos que um verdadeiro tenista, tornando a experiência bastante realista.

 

 

2015 – Mario Tennis Ultra Smash – Nintendo, Wii U

 

 

Resultado de imagem para mario tennis ultra smash gif

 

Mais uma vez, este jogo foi desenvolvido pela Camelot Software Planning e lançado pela Nintendo para a Wii U. Mario Tennis Ultra Smash foi duramente criticado por ser “pobre” relativamente ao conteúdo que apresentava, pois tinha menos personagens do que a edição anterior, realizada mais de 10 anos antes.

 

 

2018 – AO Tennis – PlayStation 4

 

 

Resultado de imagem para AO Tennis – PlayStation 4 gif

 

Criado para ser jogado na PlayStation 4, Android, iOS e Xbox One, AO Tennis foi o primeiro jogo oficial do Open da Austrália. O objetivo do jogador era criar o seu próprio atleta e tornar-se número 1 (iniciando a carreira como número 1500). O jogador podia, também, gerir os seus patrocínios, logos, roupas e estádios, facilitando a customização. A premissa de AO Tennis era interessante e cativante, no entanto, houve quem criticasse o jogo por não ter tutoriais e por ter sido lançado num ano de poderio gráfico, onde não se destacou. A jogabilidade não era fluída, as animações tinham algumas “quebras” e o jogo nunca se conseguiu afirmar como “marco” deste género. Apesar da chuva de críticas que surgiu aquando da sua estreia, poucas semanas depois, um patch foi aplicado e o jogo subiu, significativamente, de qualidade. Contudo, as modificações aplicadas não chegaram para dar nas vistas.

 

 

 

Inês Mata
Licenciada em Ciências da Comunicação/ Pós-Graduada em Comunicação Empresarial/ Formada em Digital Marketing & Estratégia