Os números (claramente superiores) de Djokovic em Grand Slams frente a Federer e Nadal

Por Nuno Chaves - Janeiro 29, 2020
djokovic

Novak Djokovic, apesar de ser o atual número dois mundial, surge no Open da Austrália como o principal candidato ao título e terá agora um apaixonante encontro, nas meias-finais, frente a Roger Federer.

Nole, na teoria, aparece com mais possibilidades de seguir para uma nova final em Melbourne mas, para se perceber o domínio do sérvio em Grand Slams frente aos seus grandes rivais (Federer e Rafa Nadal), é necessário olhar para os números.

Djokovic demonstra uma enorme consistência competitiva frente aos outros dois monstros da modalidade, prova disso é o facto da última vez que perdeu contra o suíço ou o espanhol num Major ter sido… em 2014.

Na altura, Djokovic perdeu para Nadal na final de Roland Garros e, desde, aí só conheceu o sabor da vitória. Aliás, desde 2010, El Toro venceu Nole por cinco vezes: além da já referida, saiu triunfou também no US Open 2010, Roland Garros 2012, Roland Garros 2013, US Open 2013 e Roland Garros 2014 (Djokovic venceu seis duelos).

Mas falando do seu próximo adversário, Federer, o cenário ainda é mais preocupante. É que o helvético, de 38 anos, não vence Djokovic num Grand Slam desde as meias-finais de Wimbledon, em 2012. Desde 2010, Roger Federer só conseguiu levar a melhor sobre Nole por duas vezes: a juntar há ainda uma vitória nas meias-finais de Roland Garros, em 2011. No outro lado, Djokovic venceu Federer em Grand Slams por 9 vezes desde 2010.

É certo que não passam de dados estatísticos mas ficam os registos de números impressionantes de Novak Djokovic.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.