This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Onze vitórias portuguesas no Mundial Individual de Seniores em Portugal
O Campeonato do Mundo de Seniores Individual, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis, começou no passado dia 10 e termina a 17 de Agosto, tendo lugar no CIF, em Lisboa, e no Estádio Nacional.
Entre os 582 jogadores de 49 países estão 36 portugueses, curiosamente repartidos de igual forma entre géneros: 18 jogadores e 18 jogadoras.
José Carlos Santos Costa, diretor do torneio, afirma que “as jogadoras portuguesas seniores têm grande qualidade tenística, por vezes superior à dos homens, quando comparadas com a elite internacional. Por isso é normal que muitas se tenham inscrito no Mundial. Por outro lado, elas agem mais em grupo quando viajam de torneio para torneio. Os homens competem mais isoladamente. E essa realidade acaba por desenvolver o setor feminino sénior”.
Nesta segunda jornada, no que se refere aos quadros principais de singulares, registaram-se 11 vitórias portuguesas: 5 jogadoras e 6 jogadores.
Nos torneios femininos, Luísa Gouveia, uma das tenistas portuguesas mais cotadas deste Mundial, surge como 16ª cabeça-de-série do quadro +55. Derrotou, ontem, a francesa Isabelle Labadie por 6-3 e 6-2. O grande resultado do dia veio de Isabel Cunha de Eça (+60), antiga campeã nacional de veteranos, que dominou a holandesa Karien Theeuwes, 10ª cabeça-de-série, por 6-2, 5-7 e 7-5.
As restantes vitórias portuguesas no escalão feminino foram conseguidas por Marília Madeira Pinto, que bateu a neozelandesa Jeannette Elley por 6-2 e 6-3, Deolinda Duarte superou a alemã Sabina Henin por 6-2 e 6-1 e a campeã nacional, Maria do Carmo Santos, derrotou a finlandesa Heli Petaia pelos parciais de 6-2 e 6-2.
Quanto aos torneios masculinos da 39ª edição dos Mundiais Individuais, o encontro de destaque veio por parte de Nuno Delfino (+50). O português venceu o argentino Rafael Collomb por 6-2, 1-6 e 6-3, num jogo que durou três horas. Ainda no mesmo escalão, Pedro Martins derrotou o seu parceiro de pares, Emmanuel Egbeama por 7-5 e 6-4, Vasco Graça vergou Juan Gomez (6-1 e 6-3) e Carlos Santos deu conta do indiano Sudhir Gothe por 6-2 e 7-6 (4).
No escalão +55, o atual campeão nacional, Paulo Travassos, arrasou Harald Kiessler por 6-1 e 6-0, enquanto nos +60 Rui Marques venceu Nelson Francisco Germann por duplo 6-2.
Os Mundiais Individuais incluem ainda pares femininos, masculinos e mistos, num total de 22 torneios em simultâneo que se realizam ao longo desta semana.
- Categorias:
- Sem categoria