Oliveira entra a vencer na Maia e é o primeiro português na segunda ronda

Por José Morgado - Novembro 29, 2022
FOTO: Sara Falcão

Gonçalo Oliveira, caído para o 485.º posto do ranking ATP mas a valer muito mais do que essa classificação — como é amplamente sabido — entrou esta terça-feira com uma grande vitória no Maia Open, o último torneio internacional disputado no nosso país em 2022.

O tenista portuense de 27 anos, que recebeu um convite da organização, alcançou uma grande vitória — uma das melhores da sua época — diante do sérvio Nikola Milojevic, 233.º ATP, por 5-7, 6-3 e 6-0, dando a volta de forma notável à perda do primeiro set. Na segunda ronda, as coisas não ficam mais fáceis: Oliveira vai defrontar o austríaco Jurij Rodionov, segundo cabeça-de-série e 120.º ATP.

Quem ficou fora na primeira ronda foi Fábio Coelho. O recente campeão nacional e 995.º ATP perdeu com o belga Raphael Collignon, 297.º ATP e que no qualifying já havia derrotado Francisco Rocha e Jaime Faria, por 6-3 e 6-0, em 1h22.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com