Oliveira e Coelho vencem duelos portugueses e estão nos ‘quartos’ em Portimão

Por José Morgado - Março 16, 2023

Gonçalo Oliveira, número 489 do ranking ATP, e Fábio Coelho, 1011.º da hierarquia mundial, alcançaram esta quinta-feira a qualificação para os quartos-de-final do ITF M25 de Portimão, o último da série de seis torneios disputados em solo algarvio, que arrancou em Vila Real de Santo António e teve passagens por Faro, Loulé e Quinta do Lago.

Ambos confirmaram o favoritismo em duelos… cem por cento portugueses: Oliveira, de 28 anos, derrotou o jovem compatriota Jaime Faria (592.º), por 7-6(5) e 6-4, ao passo que Coelho, campeão nacional, impôs-se ao campeão do Mundo de +30 anos, Gonçalo Falcão, por 6-2 e 6-4. Para Coelho são os seus primeiros ‘quartos’ desde julho (Castelo Branco).

Na sexta-feira, Oliveira joga diante do dinamarquês August Holmgren (482.º), enquanto Coelho desafia o britânico Aidan McHugh (431.º), que precisou de virar de 0-2 abaixo no segundo set e salvar um match point no tie-break antes de derrotar o português Pedro Araújo (645.º), por 1-6, 7-6(6) e 6-2, em 2h43.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt