Oito match points salvos com reviravolta a um 0-6: milagre de Bolelli e Fognini dá título em Umag

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 31, 2022

Simone Bolelli e Fabio Fognini, carrascos de Francisco Cabral e Tomislav Brkic em Umag, alcançaram uma das mais inacreditáveis reviravoltas da temporada para conquistaram o título na Croácia. Os primeiros cabeças-de-série tinham o duelo basicamente perdido com Lloyd Glasspool e Harri Heliovaara, antes de inventarem uma forma de dar a volta ao texto de forma sensacional.

Desde já, apresentamos o resultado final: 5-7, 7-6(6) e 10-7. O que é que estes parciais escondem? Antes de mais, Bolelli e Fognini salvaram dois championship points quando serviam para forçar o tie-break do segundo set. Logo aí já se trata de algo notável. Mas nem se compara com o que viria a acontecer de seguida, uma vez que estiveram a perder por… 6-0 (!) no tie-break, conquistando os oito pontos seguintes para forçar o match tie-break do terceiro parcial.

Na hora do desempate, os campeões do Australian Open de 2015 assumiram o comando das operações e já não olharam mais para trás, confirmando mesmo a louca reviravolta em Umag. Inesquecível!

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt