O que se segue para o Brasil na Davis? Datas e possíveis rivais

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 18, 2022
Sara Falcão/FPT

O Brasil caiu em Viana do Castelo e perdeu por 3-1 com Portugal na eliminatória do Grupo 1 Mundial da Taça Davis. A seleção canarinha fica assim obrigada a jogar o playoff para permanecer neste patamar, ao passo que a equipa das quinas terá a oportunidade de disputar os qualifiers para as Davis Cup Finals. Pois bem, o que se segue, então, para o Brasil? Explicamos tudo aqui.

Nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2023, a equipa capitaneada por Jaime Oncins terá de vencer para evitar a descida ao Grupo II, sendo que já estão definidas quase todas as seleções que vão entrar nesse sorteio do playoff. Tudo indica que o Brasil será cabeça-de-série, mas trata-se de algo apenas a ser confirmado mais perto do sorteio, em novembro.

As equipas que entram neste lote são as que perderam na eliminatória, tal como o Brasil, bem como as que garantiram a subida do Grupo II. No primeiro caso, contam-se Paquistão, Israel, Japão, Índia, Ucrânia, Roménia, Nova Zelândia, México, Colômbia/Turquia, Equador/Suíça e Peru/Chile. No segundo, entram China, Líbano, Lituânia, Tailândia, Taiwan, Eslovénia, Grécia, Polónia, Bulgária, Irlanda, Letónia e El Salvador/Dinamarca.

Portugal-Brasil, 3-1: João Sousa perfeito, volta a arrasar e coloca seleção no Playoff

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt