O início de uma lenda: Federer conquistou o primeiro título há 21 anos! Sabe onde foi?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 4, 2022

Nos dias que correm, uma pergunta repete-se: quando é que Roger Federer vai voltar ao ATP Tour? A resposta é uma incógnita, tendo em conta a difícil recuperação por que o campeoníssimo suíço tem de passar depois de ser mais uma vez operado ao joelho. No entanto, neste dia 4 de fevereiro celebra-se algo muito especial na carreira de Federer. É que foi exatamente há 21 anos que o helvético conquistou o primeiro de 103 títulos.

Lembra-se onde foi? Curiosamente, esse feito surgiu na única vez que disputou o referido torneio. Em causa está Milão, uma prova que conquistou ao levar a melhor diante de Rainer Schuettler (48.º), Cyril Saulnier (120.º), Goran Ivanisevic (123.º), Yegveny Kafelnikov (7.º) e Julien Boutter (67.º). Na final, Federer, que ocupava a 27.ª posição do ranking ATP, teve de sofrer, mas acabou mesmo por triunfar com os parciais 6-4, 6-7(7) e 6-4, isto numa altura em que tinha apenas 19 anos.

Nessa temporada, Federer não voltou a vencer um título, mas acabou mesmo por registar alguns momentos especiais, como aquele que se viveu em Wimbledon. É que o miúdo suíço, que ainda perdeu as finais de Roterdão e Basileia, bateu Pete Sampras rumo aos quartos-de-final no All England Club. No final desse ano, Federer já batia à porta do top 10, uma vez que ocupava o 13.º lugar.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt