This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O atleta mais comercializável do mundo é tenista
O ténis é uma caixinha de surpresas. Não é novidade para ninguém, muito menos para quem segue de perto as movimentações dos jogadores e vai assistindo a inacreditáveis reviravoltas – o nosso João Sousa resgatou hoje um triunfo depois de ter tido quatro match points contra –, a jogadores que se superam quando menos se espera, a jogadas que parecem humanamente impossível de reproduzir.
O mais fascinante em toda esta imprevisibilidade é que não se limita ao que acontece dentro do court. Provar essa teoria vem a revista britânica Sports Pro, que acaba de lançar a habitual lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo e, surpresa das surpresas, é um desportista das raquetes que encabeça a lista.
Se não ficou assim tão surpreendido, talvez a admiração aumente se lhe dissermos que é uma mulher que surge em primeiro numa lista dominada por homens e que essa atleta não é Maria Sharapova, mas sim… Eugénie Bouchard.
A classificação da canadiana de 21 anos, que até está a ter um início de época pouco famoso, baseia-se nas conquistas conseguidas em 2014, de onde se destaca a conquista do seu primeiro torneio WTA, em Nuremberg, duas meias-finais e uma final em eventos do Grand Slam.
Para a Sports Pro, Bouchard não anda muito longe do padrão ideal de uma atleta e considera que o seu potencial em termos de marketing nos próximos três anos é maior e mais promissor do que qualquer um desportist.
“Não é uma lista que se destina a refletir o perfil atual de atletas no ativo, nem é uma estimativa do potencial de ganhos pessoais dos atletas”, refere a publicação, o que justifica a ausência de nomes como Roger Federer ou Rafael Nadal.
Mas a finalista de Wimbledon, não é a única tenistas presente na restrita lista. Kei Nishikori junta-se à canadiana no top-10, e Novak Djokovic, Grigor Dimitrov, Caroline Wozniacki e Borna Coric têm também espaço entre o lote dos 50.
~ Os 10 atletas mais comercializáveis de 2015 ~
-
Eugenie Bouchard
- Neymar
- Jordan Spieth
- Missy Franklin
- Lewis Hamilton
- Virat Kohli
- Stephen Curry
-
Kei Nishikori
- Katarina Johnson-Thompson
- Usain Bolt
(…)
13. Grigor Dimitrov
14. Novak Djokovc
30. Caroline Wozniacki
43. Borna Coric
Se fosse uma marca, que desportista gostaria de ver associada a ela? É com base nesta pergunta que a Sports Pro publica pelo sexto ano a lista de jogadores que possuem uma imagem mais vendável. Os critérios usados são, uma vez mais, a valorização, a idade, o mercado de origem, o carisma, vontade de ser comercializado e o apelo comercial.
- Categorias:
- Fora de Linhas