Nuno Borges vence dura batalha com Kolar rumo à segunda final da temporada

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 16, 2022
Créditos: Sara Falcão/FPT

Nuno Borges teve de lutar muito, mas resistiu a Zdenek Kolar e garantiu o acesso à final do Challenger de Barletta. Pela segunda vez em 2022, o número dois nacional (149.º do Mundo) vai discutir um título, depois de se ter sagrado vice-campeão num torneio da mesma categoria, curiosamente também em Itália, mas em Roseto degli Abruzzi.

Borges bateu o 141.º da hierarquia mundial masculina com os parciais 7-6(7) e 6-3, com destaque para um primeiro set muito duro que podia ter deixado marcas no maiato. É que o português deixou escapar uma vantagem de 4-0 e um set point no seu serviço a 5-4, antes de ser ver envolvido no tie-break. No desempate, salvou ele próprio dois set points antes de fechar a primeira partida.

Já no segundo parcial, Nuno Borges entrou a sofrer uma quebra de serviço, mas virou rapidamente para 4-1, aguentou uma tentativa de recuperação de Kolar e acabou por fechar no seu serviço para garantir a vaga na final, onde fica à espera de Luca Nardi (232.º) ou Miljan Zekic (355.º), sendo que entra com o favoritismo de ser o segundo cabeça-de-série.

Com este triunfo, Nuno Borges vai fixar um novo melhor ranking de carreira, com uma subida prevista para o 138.º posto, sendo que o título lhe dá um salto para o 131.º posto. A caminhada rumo ao top 100 continua a todo o vapor para o português.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.