Nuno Borges surpreendido por jovem lucky loser francês em encontro polémico
Nuno Borges, número um nacional e 74.º colocado do ranking mundial, foi surpreendido esta quarta-feira na primeira ronda do Challenger 175 de Aix-en-Provence, uma das provas muito fortes do circuito secundário que tem lugar durante esta segunda semana do ATP Masters 1000 de Madrid. É a quarta derrota de Borges em cinco encontros na temporada de terra batida.
O maiato de 26 anos foi derrotado pelo jovem francês Harold Mayot, um antigo júnior de topo que passou pela fase de qualificação mas acabou derrotado na ronda de acesso, por 7-5 e 6-4, num encontro de duas horas que fica marcado por uma atitude antidesportiva do jovem da casa no final do primeiro set, fortemente alimentada pelo árbitro e pelo público — todos também franceses.
Mayot decidiu parar o encontro quando estava a enfrentar set point a 4-5 no primeiro set, depois de nos minutos anteriores uma bola ter viajado de outro court para aquele em que estavam a competir, interrompendo o encontro. A paragem, forçada pelo gaulês e com timing bem escolhido, travou totalmente o ascendente de Borges. Visivelmente afetado, Nuno nunca conseguiu jogar o seu ténis a partir desse momento. Ainda chamou ele próprio o Supervisor, mas o mal já estava feito…
No final, Mayot celebrou efusivamente e esclareceu. “Não foi nada contra ti”. Borges não parece convencido…
Nuno regressa agora a Portugal antes de seguir para Roma, onde fará a sua estreia no ATP Masters 1000 da capital italiana na próxima semana.