Nuno Borges soma excelente vitória contra antigo top 80 e avança para os ‘quartos’ em Forli

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 24, 2022
Sara Falcão/FPT

Dois torneios em 2022, uns ‘quartos’ e umas ‘meias’. Assim se conta, para já, a temporada de Nuno Borges, que somou um excelente triunfo para avançar para o top 8 de mais um Challenger em Forli. Desta feita, derrotou o terceiro cabeça-de-série num encontro em que chegou a estar em dificuldades na terceira partida, antes de recuperar e resistir no tie-break decisivo.

Borges, número 171 do ranking ATP, bateu Salvatore Caruso (153.º e antigo top 80), com os parciais 6-2, 4-6 e 7-6(2), num duelo em que até parecia encaminhado para um triunfo simples a meio do segundo set. O maiato entrou arrasador e rapidamente se colocou com vantagem de 6-2, 3-3 e break point, mas Caruso usou a experiência para reagir a jogar em casa e virou para fechar o segundo parcial. Já no terceiro set, Borges viu-se a perder por 4-2, mas foi a vez de o português resistir e forçar o tie-break, onde não deu hipóteses.

Desta forma, Nuno Borges marca duelo com o norte-americano Alexis Ritschard (274.º), carrasco de Gastão Elias na primeira ronda, na luta para repetir as meias-finais da semana passada. Em termos de ranking, tem uma subida prevista, nesta altura para o 165.º posto do ranking ATP.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt