Nuno Borges salva match point e volta às vitórias ATP de forma épica

Por José Morgado - Setembro 27, 2023
borges

Nuno Borges, número um português e 86.º colocado do ranking ATP, conseguiu esta quarta-feira voltar às vitórias no circuito ATP e fê-lo de forma sensacional (e com contornos dramáticos) a caminho dos oitavos-de-final do ATP 250 de Astana, no Cazaquistão, onde está a competir pela primeira vez na carreira. Borges não ganhava em quadros principais da principal categoria do ténis masculino desde… Roland Garros, em maio.

O maiato de 26 anos teve de se aplicar bastante diante do veterano cazaque Mikhail Kukushkin, atual 246.º ATP mas antigo top 40 e uma das grandes figuras da modalidade no país, e triunfou por 5-7, 7-6(6) e 6-4, numa batalha de três horas na qual teve de salvar um match point, a servir a 5-6 no tie-break. Esta é apenas a quarta vez na carreira e primeira da época em que Borges sai de uma desvantagem de um set para vencer um encontro em quadros principais ATP.

Borges terá um encontro muito difícil na segunda ronda, já que defronta o vencedor do embate entre os mais jovens Sebastian Korda, dos Estados Unidos, e Alexei Popyrin, da Austrália.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com