Nuno Borges inverte resultado e vence batalha em Wimbledon
Na garra. Nuno Borges, 49.º colocado do ranking mundial de sub-18, venceu este sábado à tarde uma batalha de mais de duas horas de duração para garantir o acesso à segunda ronda da variante júnior de Wimbledon. O jovem de 18 anos recuperou de um um set e um break de desvantagem (1-6 e 0-2) para superar o britânico Ryan James Storrie, 133.º da hierarquia, por duros 1-6, 6-3 e 9-7.
A disputar pela primeira vez o quadro principal júnior do terceiro torneio do Grand Slam do ano, realizado em Londres, Borges colocou para trás das costas uma fase inicial tensa para inverter o rumo dos acontecimentos e selar a vitória no embate ao terceiro match point. O português, que alinhou 31 winners, já havia tido duas oportunidades para fechar o encontro a 6-5.
Na segunda eliminatória, Nuno Borges, que chegou a pedir assistência médica durante a primeira partida devido a uma hemorragia no nariz, vai defrontar o vencedor do confronto entre o norte-americano Michael Mmoh, número quatro da hierarquia mundial de juniores, e o francês Geoffrey Blancaneaux, 45.º da tabela.
Mmoh já derrotou Borges no circuito ITF há precisamente uma semana, em Roehampton, no último torneio de preparação para Wimbledon, cedendo em duas partidas por 6-1 e 6-3. Em abril, o português foi igualmente eliminado num torneio espanhol por Blancaneaux, caindo também em parciais diretos.
Com esta vitória na estreia, Nuno Borges mantém as cores nacionais presentes no All England Club. Felipe Cunha e Silva, número 41 da tabela classificativa sub-18, foi afastado na primeira ronda da variante na manhã deste sábado, pelo húngaro Mate Valkusz, 16.º cabeça-de-série, por duplo 6-2.