Nuno Borges brilha para bater top 25 e estrear-se na 3.ª ronda de um Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 18, 2024
borges-ausopen

Nuno Borges viveu esta quinta-feira, aos 26 anos, um dos momentos mais importantes da sua carreira profissional, ao qualificar-se para a terceira ronda do Australian Open e confirmar o seu melhor resultado de sempre num torneio de Grand Slam. Esta é não só a primeira vez que o jogador da Maia passa duas rondas num Major, como é igualmente a primeira ocasião em que logra alcançar tal feito num torneio do circuito principal — nunca passou da segunda ronda de qualquer torneio ATP na sua vida.

O melhor tenista português da atualidade, número 69 do ranking ATP, alcançou a melhor vitória da sua carreira em termos de ranking ao bater o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número dois de Espanha e 23.º ATP, por 7-6(7), 6-3 e 6-3, num duelo resolvido em 2h20. Borges não entrou muito bem, viu o seu adversário servir para o set e ter um set point no tie-break da primeira partida, mas foi buscar esse parcial e partir daí dominou por completo o encontro, adaptando-se melhor às condições difíceis (muito vento) de Melbourne Park esta quinta-feira.

Borges, que se torna no terceiro português da história depois de Fred Gil e João Sousa a chegar à terceira ronda em Melbourne Park, vai defrontar Grigor Dimitrov ou Thanasi Kokkinakis no próximo sábado por uma vaga na segunda semana do Australian Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt