Leia também:
Nuno Borges brilha em Monterrey e já tem lugar no quadro de Acapulco
Nuno Borges está a viver uma excelente semana no Challenger de Monterrey, torneio de categoria 125, no qual já se encontra nos quartos-de-final. O número um nacional, 103.º do ranking mundial, vai defrontar Daniel Altmaier (95.º) nos quartos-de-final esta sexta-feira, mas entretanto já tem uma boa notícia que só carece mesmo de oficialização.
É que o maiato vai poder seguir viagem para Acapulco e jogar o quadro principal do ATP 500 aconteça o que acontecer. Borges estava na lista de espera enquanto se encontrava também inscrito para o qualifying, sendo que se chegasse às meias-finais em Monterrey — algo pelo qual vai lutar hoje –, já não poderia disputar essa fase de qualificação. No entanto, agora já tem um lugar à sua espera no quadro principal, pelo que pode atacar o troféu em Monterrey, sabendo que depois segue para o ATP 500.
Tudo isto devido às desistências que se foram acumulando (Stefanos Tsitsipas, Sebastian Korda, Richard Gasquet, Jenson Brooksby e Reilly Opelka), mas também ao facto de haver um lugar de Special Exempt que será vagado. De acordo com as regras, só estaria elegível alguém que atingisse as meias-finais do Rio Open, por ser um ATP 500, uma vez que não há nenhum ATP 250 na área geográfica de Acapulco. Como nenhum tenista dos ‘quartos’ no Rio é elegível para ser SE, então Nuno Borges irá ficar com essa vaga.
Desta forma, junta-se a um quadro que conta com Carlos Alcaraz, Casper Ruud, Taylor Fritz, Holger Rune, Cameron Norrie, Frances Tiafoe, Alex de Minaur, Matteo Berrettini ou Denis Shapovalov. Será a estreia do maiato de 25 anos em torneios desta categoria.