Nuno Borges brilha em Barcelona e marca duelo especial com Alcaraz
A fazer a estreia absoluta no ATP 500 de Barcelona, Nuno Borges realizou uma das melhores exibições da temporada para garantir aquele que é o seu terceiro triunfo num quadro principal do circuito principal. O número um nacional, 79.º do ranking ATP, esteve muito sólido e ultrapassou o bielorrusso Ilya Ivashka (61.º) com ténis autoritário na Catalunha.
O maiato de 26 anos teve sempre o pé no acelerador e venceu com os parciais 6-2 e 6-3, em sensivelmente uma hora e meia, num duelo que até podia ter sido resolvido com números… mais pesados. Basta ver que Ivashka só não enfrentou pontos de break em dois jogos de serviço, sendo que Nuno Borges criou uns exorbitantes 20 (!) break points. O português aproveitou cinco, com destaque para o facto de ter entrado logo a vencer por 5-0, ao passo que deu a volta a um 0-2 no segundo parcial.
Agora, Nuno Borges prepara-se para um dos encontros mais especiais da carreira. É que o maiato vai ter pela frente nada mais, nada menos do que… Carlos Alcaraz! O número dois do ranking ATP volta à competição depois de ter desistido do Masters 1000 de Monte Carlo e teve um bye na ronda inaugural. Esta será a terceira vez que Borges defronta um tenista do top 10, após as derrotas com Jannik Sinner (Sofia em 2022) e Holger Rune (Acapulco em 2023).