Novo sistema beneficia Nadal? Djokovic reage: «Foi uma decisão de todos»

Por José Morgado - Julho 8, 2020
nadal-djokovic-rolandgarros2015

O ATP Tour anunciou esta semana um novo sistema de ranking até ao final da época, que protege essencialmente quem não quer competir até ao final de 2020. Até 31 de dezembro deste ano, os rankings passam a contar todos os pontos desde março de 2019, o que significa que ninguém terá nesse dia menos pontos do que atualmente.

Novak Djokovic, líder do ranking ATP e presidente do Conselho de Jogadores, assegura que a decisão sobre a nova classificação passou pelo crivo dos tenistas. “Os novos rankings foram debatidos e aprovados pelo Conselho de Jogadores e a nossa prioridade era não prejudicar os tenistas que não estão dispostos a arriscar competir e viajar em 2020. Muitos não vão mesmo jogar até ao final do ano e este sistema protege-os, pois não perdem pontos. Por outro lado, os jogadores que optam por jogar têm chances de somar pontos, pelo que é uma situação boa para todos.”

Com este novo sistema, há quem considere que Rafael Nadal sai beneficiado pelo facto de assim não poder perder os seus pontos do US Open e Roland Garros caso não defenda esses títulos. Djokovic evita ver as coisas dessa maneira. “Não quero falar de quem é que sai mais beneficiado. Há sempre gente que se sente prejudicada, mas insisto que isto foi uma decisão de todos. Muitos dirão que não é justo, pois os tenistas que não têm pontos a perder podem jogar mais soltos, mas é assim…”

 

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.