Novak Djokovic: «Tem sido um dos melhores início de temporada da minha vida»
Novak Djokovic está de regresso ao circuito profissional e também às vitórias. O número um mundial, que já competia deste o Masters 1000 de Monte-Carlo, passou à terceira ronda do Internazionali BNL d’Italia mas não sem antes travar uma batalha de duas horas com Nicolas Almagro, que terminou com os parciais de 6-1, 6-7(5) e 6-3. Nick Kyrgios e Marin Cilic foram eliminados.
Apesar de não ter perdido qualquer jogo de serviço, Novak Djokovic, campeão do torneio italiano em 2011 e no ano passado, perdeu uma vantagem de 5-2 no tiebreak do segundo set e permitiu a recuperação do seu oponente espanhol, que se exibiu a um grande nível.
“No final de contas foi um vitória em três sets depois de três semanas sem disputar qualquer encontro”, comentou Djokovic, “senti-me um pouco desconfortável nos momentos importantes e isso talvez se deva à falta de ritmo competitivo. Mas venci um jogador de qualidade e que sabe jogar em grandes palcos”.
Tal como já foi explicado anteriormente, a desistência de Madrid não se deveu a lesão mas sim a uma sobrecarga no calendário: “precisava de algum tempo de descanso porque joguei muitos encontros. Tem sido um dos melhores início de temporada da minha vida mas exigiu muito de mim, principalmente a nível mental”:
Djokovic aguarda pelo desfecho do embate entre Thomaz Bellucci, que beneficiou hoje da desistência de Diego Schwartzman, e de Roberto Bautista Agut para saber quem é o sue próximo adversário. Quem também não conseguiu terminar o encontro foi Philipp Kohslchreiber, que não aguentou mais do que três jogos contra Kevin Anderson.
David Ferrer leva a melhor frente a Richard Gasquet
Naquele que era um dos encontros mais aguardados desta terça-feira em Roma, David Ferrer acabou por prevalecer com os parciais de 6-4 e 7-5 diante do campeão do Millennium Estoril Open. O número oito da hierarquia esteve ainda a servir para se manter na discussão do segundo set mas sairia do court vitorioso ao fim de pouco mais de 90 minutos.
Guillermo Garcia-Lopez – protagonista da quarta derrota dos últimos cinco encontros de Marcin Cilic – ou Alexandr Dolgopolov são os dois possíveis próximos adversários.
Stanislas Wawrinka e Tomas Berdych foram também nesta terça-feira chamados ao serviço e não desiludiram os fãs: o suíço virou um duelo de 2h14 contra Juan Mónaco (4-6, 6-3 e 6-2) enquanto o checo encerrou a jornada com uma vitória tranquilo diante do local Mateo Donati, por 6-2 e 6-4. Nick Kyrgios saiu derrotado por Feliciano Lopez com o resultado de 6-4 e 7-6(4).
Viktor Troicki, David Goffin e Jo-Wilfried Tsonga foram os restantes vencedores do dia.