Novak Djokovic fora do top-2 mundial na próxima atualização do ranking
Para Novak Djokovic, a derrota nos quartos-de-final de Roland Garros, frente a Dominic Thiem, significa muito mais do que uma simples eliminação. Ao ser afastado de um torneio onde defendia o título conquistado no ano transato, Djokovic fica desde já a saber que na próxima atualização do ranking sairá do top-2 mundial, algo que já não acontecia desde… 2011.
Foi na atualização de 7 de março de 2011 que Djokovic, na altura terceiro classificado, esteve pela última vez fora dos dois primeiros lugares do ranking. Agora, na próxima segunda-feira 12 de junho de 2017, o sérvio já sabe que voltará a estar fora das duas posições mais altas da hierarquia mundial.
Mas cairá que lugar? Ainda não se sabe. O sérvio irá ficar, com toda a certeza atrás de Rafael Nadal, no entanto, há ainda a hipótese de ir para o quarto lugar, isto se Stan Wawrinka vencer Roland Garros. Nesta situação, o suíço subiria a número 2, à frente de ambos.
Se o ano de 2011 marcou a subida de Djokovic ao trono do ténis mundial, onde se manteve durante vários anos, este ano parece começar a marcar uma tendência de queda, agora refletida no ranking mundial.