Noruega de Ruud e Finlândia de Ruusuvuori dão ajuda preciosa a Portugal na Taça Davis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 18, 2021

A Taça Davis está de volta e tudo o que precisa de saber sobre este fim-de-semana está aqui. Com a ação a rolar a todo o vapor um pouco por todo o mundo, Portugal fica centrado em Cluj-Napoca a partir deste sábado, para o duelo com a Roménia. Mas a seleção nacional comandada por Rui Machado sabe que não depende apenas de si para garantir já um lugar nos qualifiers das Davis Cup Finals, embora os astros se estejam a alinhar.

A precisar que dois dos oito primeiros cabeças-de-série sejam eliminados, essa tarefa está já muito bem encaminhada. É que a Noruega lidera por 2-0 frente ao Uzbequistão, enquanto a Finlândia comanda com o mesmo resultado contra a Índia. No caso norueguês, Casper Ruud bateu Karim Sultanov facilmente, por 6-3 e 6-3, enquanto Viktor Durasovic surpreendeu Denis Istomin, por 6-4 e 6-4.

Seguindo nos países nórdicos, mas na Finlândia, a estrela Emil Ruusuvuori superou Ramkumar Ramanathan, com os parciais 6-4 e 7-5, ao passo que Otto Virtanen superou a lógica do ranking frente a Prajnesh Gunneswaran, por 6-3 e 7-6(1). Quer isso dizer que Portugal apenas precisa que Noruega e Finlândia fechem mais um encontro para apenas depender de si frente à Roménia.

Nas outras eliminatórias do Grupo I Mundial que já arrancaram nesta Taça Davis, Eslováquia e Chile estão empatados (vitórias de Cristian Garín e Norbert Gombos), enquanto a Coreia do Sul avançou para o 2-0 diante da Nova Zelândia.

Pedro Gonçalo Pinto