Nishikori consolida-se como melhor tenista da HISTÓRIA em sets decisivos

Por José Morgado - Janeiro 17, 2019

Kei Nishikori, de 29 anos, tem-se tornado ao longo dos últimos anos num verdadeiro especialista em encontros que chegam a terceiro ou mesmo, quando é caso disso, a quinto set. Foi assim na final de Brisbane, há duas semanas, vencida num parcial decisivo, e voltou a ser nos seus dois primeiros encontros do Australian Open, em que necessitou de cinco partidas para triunfar.

Contas feitas, Nishikori é cada vez mais o líder da história do ténis na percentagem de encontros em terceiros e quintos sets que consegue vencer. Nesta altura, soma quase 76 por cento de vitórias em sets decisivos, na frente de dois dos melhores de todos os tempos — Novak Djokovic e Pete Sampras. Se isolarmos apenas os quintos sets, Nishikori tem 20 vitórias para 6 derrotas. Notável.

1 – KEI NISHIKORI, 126-40 (75.9%)

2 – NOVAK DJOKOVIC, 171-58 (74.7%)

3 – PETE SAMPRAS, 182-80 (69.5%)

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt