Neuza Silva: «Não estava à espera de receber esta proposta»
Neuza Silva, ex-jogadora profissional que pertenceu ao lote das 150 primeiras do ranking mundial, foi anunciada este sábado como a nova selecionadora nacional na Fed Cup, em substituição de André Lopes, que coordena as equipas de sub-16 e de sub-18 do Qatar, há cerca de dois meses. Em declarações ao “Bola Amarela”, a atual capitã mostrou-se surpreendida com este novo desafio.
“Para ser sincera, foi uma surpresa para mim. Não estava mesmo à espera de receber esta proposta, mas, como é óbvio, aceitei. Será uma estreia como capitã, apesar de saber como se vivem os dias de competição. Estou bastante contente. Gostava de agradecer à Federação e a todos os que referiram o meu nome para assumir o cargo”, confessou Neuza, que chegou a figurar no 133.º posto WTA, em julho de 2009.
“Penso que todas as jogadoras gostaram de saber que serei a próxima selecionadora da equipa. Conheço o grupo todo, ainda joguei com alguns elementos e estão reunidas as condições para tudo correr bem”, rematou a tricampeã nacional absoluta, entre 2006 e 2008.
Representante de Portugal na Fed Cup durante nove anos, Neuza Silva terá o auxílio de Miguel Sousa, capitão de juniores, e do fisioterapeuta Carlos Costa. A portuguesa vai começar a exercer funções já em fevereiro de 2016, entre os dias 3 e 6, na eliminatória do Grupo I da zona euro-africana disputada na cidade de Eilat, Israel.