Navratilova não vê ninguém capaz de rivalizar com Swiatek: «É demasiado consistente»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 27, 2022

Iga Swiatek detém o monopólio do ténis feminino nos dias que correm. E a verdade é que Martina Navratilova não vê nenhuma rival que possa realmente colocar a liderança da polaca em risco nos próximos tempos. Ainda assim, a antiga campeoníssima norte-americano analisa as hipóteses que jogadoras como Ons Jabeur ou Aryna Sabalenka têm de destronar Iga.

FORTALEZA DE SWIATEK

Ninguém a pode derrubar porque é demasiado consistente. Ganha Grand Slams e é constante. No geral, és uma coisa ou outra, mas ela tem as duas ao mesmo tempo. Acho que pode estar a fazer alguma mudança para acrescentar ao seu jogo. No ano passado subiu mais à rede e isso fez muita diferença.

JABEUR VEM ATRÁS

Alcançou as finais de Wimbledon e do US Open. Com tanta gente a olhar para ele, foi preciso um enorme esforço para controlar a pressão. Tem boa energia e variedade para frustrar as suas rivais, mas agora tem de dar o passo seguinte e tornar-se grande nos momentos de grande pressão. Se o conseguir fazer, poderá romper o domínio de Swiatek.

A HIPÓTESE SABALENKA

Sabalenka devia olhar para este ano como algo positivo. Será uma potência. Não estranho se ela ganhar um Grand Slam porque parece mais focado e está a evoluir mentalmente. Num dia certo pode conseguir, mas quanto a consistência não vejo ninguém que possa desafiar a Iga.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt