Navarro: «Não procuro o foco. Gosto de passar despercebida»

Por José Morgado - Janeiro 4, 2026

Emma Navarro já prepara os últimos detalhes para dar início à nova temporada a partir da Oceânia. A tenista norte-americana, actual número 15 do ranking mundial, vai começar o ano no WTA Auckland 2025, seguindo um percurso diferente do adoptado na época passada e sem a pressão de defender muitos pontos.

Em entrevista ao NZ Herald, Navarro explicou o que mais a entusiasma no regresso à competição após a pré-temporada e falou abertamente sobre a menor atenção mediática em comparação com outras compatriotas.Não me incomoda nada, afirmou. Se conseguir passar despercebida, é exatamente onde gostaria de estar. Não sou alguém que procure o foco por muito tempo e, se as pessoas me subestimarem como jogadora, tudo bem. Continuarei a fazer o meu trabalho.”

Sobre a última época, a norte-americana reconheceu as dificuldades: Foi um ano cheio de altos e baixos. Diz-se que a segunda temporada é a mais difícil e talvez tenha sido um pouco o meu caso.” Navarro destacou ainda as exigências do circuito:Há muitas viagens, pressão, expectativas e estamos longe da família. O nível sobe constantemente.”

A jogadora falou também do pai, conhecido investidor: É um grande exemplo para mim, mas não gosto que me coloquem rótulos. Não tive tudo facilitado.”

Confiante, Navarro concluiu: “Descansei, aproveitei estar em casa e agora estou entusiasmada por voltar a competir e aplicar o que tenho trabalhado.”

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com