Nagal brilha no Challenger de Roma para fazer história no ténis indiano

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 30, 2023

Sumit Nagal já foi número 122 do ranking ATP e andou perto do top 100, mas uma lesão fê-lo andar umas casas para trás no tabuleiro da sua carreira. Mas o indiano de 25 anos viveu este domingo um momento muito especial na sua carreira, ao alcançar algo nunca antes vistos na história do ténis do seu país.

É que Nagal conquistou em Roma o terceiro Challenger da sua estante, ao bater Jesper de Jong por 6-3 e 6-2. Mas o que torna este título especial? Não foi apenas o facto de Sumit ter começado o percurso na fase de qualificação. É que se trata da primeira vez que um tenista indiano conquista um torneio Challenger em terra batida na Europa! Este troféu vale um salto considerável, que o deixa à porta do top 250 e a sonhar com o regresso ao nível que outrora mostrou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt