Nadal resiste a mais uma batalha em Bastad e volta a uma final mais de dois anos depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 20, 2024
nadal bastad4
Johan Lilja/Nordea Open

Foi preciso sofrer e ir pelo caminho difícil, mas Rafael Nadal está de volta a uma final mais de dois anos depois! O espanhol de 38 anos, atual número 261 do ranking mundial, regressou ao court depois das quatro loucas horas dos ‘quartos’ com Mariano Navone e ultrapassou Duje Ajdukovic, ao gastar mais três parciais para assinar um lugar na final do ATP 250 de Bastad.

Rafa bateu o croata, 130.º do ranking ATP, com os parciais 4-6, 6-3 e 6-3, em 2h13, num encontro em que começou devagar — logo a perder por 3-0 com dois break de desvantagem –, sendo que já não recuperou a tempo de evitar a perda do primeiro parcial. O caso parecia mal parado, já que Ajdukovic entrou no segundo set com nova quebra de serviço, mas a reação começou aí.

Leia também:

 

Nadal forçou o terceiro parcial e abriu a vencer por 3-0, com dois breaks, no terceiro parcial, antes de ter uma nova quebra de rendimento. O qualifier croata restabeleceu a igualdade, mas o maiorquino voltou a acelerar e garantiu o acesso à sua primeira final desde que conquistou Roland Garros em 2022. É a 131.ª final da carreira, reforçando o quinto posto de sempre.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt