Nadal reflete sobre a carreira: «Ganhar ou perder é uma circunstância»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 11, 2025

Rafael Nadal continua a fazer algumas aparições agora que colocou um ponto final na sua carreira. Na mais recente, fez um balanço curioso da sua passagem pelo desporto, com uma reflexão importante.

“Cada um avalia o êxito de forma diferente, não acho que haja uma definitiva. Para mim, a definição de êxito é tentar ficar o mais perto possível do teu máximo. Ganhar ou perder é uma circunstância, às vezes é o cúmulo de circunstâncias que se podem ir dando ou não, mas o maior êxito é ter a satisfação pessoal de te teres esforçado para tentar alcançar os teus objetivos. Depois há gente melhor que tu, que te supera e não faz mal”, afirmou.

Leia também:

 

Por outro lado, Rafa explicou que ainda não voltou mesmo a jogar ténis. “Não voltei a pegar numa raquete, há que dar tempo. Quando parei de jogar estive mal do pé durante um mês, estive muito mal. Perdi um pouco de ritmo, se não, já tinha jogado. Perdi um pouco o ritmo, mas em algum momento vou voltar a jogar, sem dúvida. Como em tudo, quando terminas uma etapa, precisas de um momento de desconexão e é o que estou a fazer”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt