Nadal pode sair do top 10 pela primeira vez desde 2005 já esta semana

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 27, 2023

No dia 25 de abril de 2005, um prodígio espanhol entrou no top 10 pela primeira vez na carreira. Primeira e única, diga-se. É que aí começou uma das mais incríveis sequências na história do ténis, com Rafael Nadal a nunca mais sair dos dez primeiros da hierarquia mundial masculina, mesmo com uma carreira em que várias vezes se viu altamente limitado por lesões complicadas. No entanto, esta semana, isso pode mudar.

Atualmente no 8.º lugar do ranking ATP, Nadal ainda não conseguiu voltar a competir desde que se lesionou no Australian Open e há um cenário muito específico que pode fazer com que ele saia do top 10 pela primeira vez quase 18 anos depois. Para isso se tornar realidade, Holger Rune terá de chegar à final do ATP 500 de Acapulco, enquanto a final do ATP 500 do Dubai terá de ser entre Felix Auger-Aliassime Hubert Hurkacz. Neste caso, os três ultrapassariam Rafa e deixariam o espanhol em 11.º.

Leia também:

 

Trata-se de algo improvável, mas possível, pelo que importa manter de baixo de olho. No entanto, o maior perigo para Nadal é mesmo o facto de ainda não ter regressado à competição e não se saber se estará apto para jogar em Indian Wells, onde defende 600 pontos da final alcançada no ano passado. Se Rafa não for à Califórnia, então está garantido que sai do top 10 depois desse primeiros Masters 1000 da temporada.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt