Nadal: «Não posso estar contente com 2018. Só joguei nove torneios»

Por José Morgado - Dezembro 25, 2018

Rafael Nadal, número dois mundial, deu uma longa e profunda entrevista ao programa ‘#Vamos’, do canal espanhol Movistar, onde falou de uma série de temas quentes, nomeadamente de um dos mais ‘caros’ à sua carreira: as lesões. O espanhol lembra que 2018 voltou a ser uma época negativa a esse nível.

“Sinto que em 2019 estarei muito melhor preparado para começar o ano do que estava no ano passado”, confessou o espanhol de 32 anos, que este ano venceu Monte Carlo, Barcelona, Roma, Roland Garros e Toronto — ninguém ganhou mais troféus do que ele. “Não posso estar contente com 2018 quando só joguei nove torneios. Estive muito competitivo em todos os torneios que joguei, estive quase a ganhar ao Djokovic em Wimbledon, mas tive demasiadas lesões que me condicionaram”, lamentou o maiorquino.

Rafa lembra que tem sido muito mais afetado do que os irvais por estes problemas físicos. “As lesões têm sido a história da minha carreira. Tenho problemas nos joelhos desde 2005, quando tinha 19 anos. Fui muito castigado por problemas físicos ao longo de toda a minha carreira, muito mais do que qualquer um dos meus rivais”.

Nadal vai começar 2019 ainda este ano… no torneio de Abu Dhabi. Defronta Kevin Anderson ou Hyeon Chung na sexta-feira, às 13 horas de Portugal Continental.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt