Nadal não perdia em singulares na Taça Davis… desde a estreia em 2004

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 19, 2024

Rafael Nadal deu sempre tudo o que tinha a representar Espanha na Taça Davis. E ganhou quase sempre. Para que se tenha noção, o desaire sofrido frente a Botic van de Zandschulp, nestas Davis Cup Finals em Málaga, foi apenas a segunda em singulares na sua carreira para juntar à que consentiu… na sua estreia absoluta na Davis, então em fevereiro de 2004, há mais de 20 anos.

Então com apenas 17 anos, o fenómeno de Manacor perdeu no primeiro duelo da eliminatória da primeira ronda com a República Checa, então diante de Jiri Novak, por 7-6, 6-3 e 7-6. Ainda perdeu em pares ao lado de Tommy Robredo, mas a sua primeira vitória foi logo especial: com o apuramento em discussão, derrotou Radek Stepanek, por 7-6, 7-6 e 6-3, num ano em que Espanha viria a conquistar a saladeira.

Nadal construiu um impressionante registo com 29 vitórias e, agora, duas derrotas individuais.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt